quinta-feira, 3 de junho de 2010

Desvia teus pés do mal!!

Outro dia estava admirando um lindo gavião que estava pousado na antena da casa vizinha. Era uma bela ave, uma postura e altivez impressionantes. Estava perdida naquela contemplação quando, de repente, vi aproximar-se uma pombinha. Fiquei olhando assustada por que ela se preparava para pousar justo na antena onde se encontrava o gavião. Porém, quando deu de cara com este, diante de tamanho perigo e ameaça, mudou de maneira rápida e instintiva sua rota e sumiu pelo céu azul.
Achei aquela cena de tamanha sabedoria, pois aquela ave, dentro de suas limitações soube identificar o perigo a sua frente e teve a reação de fugir do mesmo, preservando assim sua vida. Fiquei meditando naquilo... Com quem aquela pequenina ave teria aprendido que um gavião é perigo certo?? Talvez com seus pais, seu bando, ou o próprio instinto a teria alertado, não sei.
Na verdade o reino animal está repleto desse tipo de episódios, onde, apesar de não serem dotados da inteligência, raciocínio e criatividade, qualidades inerentes ao homem, animais evitam determinadas situações para preservar a vida e, consequentemente a espécie.
Em contrapartida, podemos ver entre seres humanos reações bem diferentes destas. Apesar de ser dotado de uma capacidade intelectual magnífica, e senso de perigo extraordinário, parece muitas vezes ignorá-los. Correm para o perigo, ignorando conselhos paternos e maternos, desprezando o apelo daqueles que os amam e se tornam vítimas de sua própria ignorância. Desprezam a sabedoria, o conhecimento, o entendimento dados por Deus e se entregam à sua estupidez e insensatez. Embarcam em viagens, muitas vezes sem volta... Viagens essas que, além de por em perigo sua própria vida, também põe em perigo a vida daqueles que os rodeiam.
Em Provébios 20. 3-4 temos um ensino maravilhoso que diz: " Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas." Vale ressaltar que a palavra insensato significa louco, que perdeu a razão, insano, contrário ao bom senso. Todas as vezes que ignoramos os ensinos e lições de Deus para nossas vidas estamos sendo insensatos. Agimos como louco, que perdeu a razão.
Nesse caso, essa pequena ave tem uma atitude muito mais honrosa, pois se desvia do mal; que o homem que age de forma insensata.
Portanto, procuremos sempre andar nos ensinamentos do Senhor, desviemos nossos pés do mal e sigamos firmes nos ensinamentos de Deus. Abracemos a sabedoria e a coloquemos como diadema sobre nossa cabeça e como tatuagem sobre nosso coração.
Que Deus nos abençoe e derrame sobre nós sua misericórdia e perdão. Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário