quinta-feira, 16 de abril de 2020





CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Texto: Salmos1.1-4
             Salmos 92.12-15
x
1-      Definição da palavra CRESCER: vem do latim “crescere”- significa desenvolver progressivamente; aumentar, geralmente de modo progressivo, em altura, estatura, comprimento , volume, intensidade, quantidade.
Ex. um bebê – crescimento físico, psicológico e emocional.
       Árvore – a semente germina e, em condições favoráveis, a planta passa a se desenvolver , cresce e se torna uma árvore saudável e frondosa.

2-      Bíblia e Crescimento Cristão:
Na Bíblia,  o desenvolvimento da vida cristã,o relacionamento com Deus e a vivência de uma vida que agrada o coração de nosso Pai é bastante comparado com o desenvolvimento de uma planta. As plantas, na verdade, são muito citadas, seu crescimento, de onde tiram o sustento; ramos, frutos, colheita, raízes, etc, fazendo uma comparação com o desenvolvimento da vida cristã, para que entendamos como nosso desenvolvimento se processa.
Um bom exemplo, sópara iniciarmos, está em 1Tm3.6, onde Paulo chama o cristão recém convertido de “neófito” ou “planta nova” – Neo=novo/  phyton=planta. O novo convertido é como uma “planta nova”, precisa  de cuidados especiais , que gerem condições favoráveis a seu desenvolvimento.
1 Co 3.6-7 – Deus usa alguns para semear (pregar); outros para ensinar (regar),mas é Deus quem faz crescer. Nem o que semeia e nem o que rega tem o poder de produzir vida.
“É como árvore...” Salmos 1.3 e Jeremias17.8

  
SALMOS 92.12-13  Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios de nosso Deus”

_ “ ...florescerão como a palmeira...” As palmeiras são conhecidas por produzirem flores o ano todo e, após as flores vem os frutos. Assim é o cristão plantado na casa do Senhor, produz flores e frutos ( Gálatas 5.22-23) o ano todo, independente da situação a qual está passando.
_Outra característica interessante da palmeira é que ela possui uma das raízes mais profundas entre as árvores, assim é uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra. Assim é o cristão que confia no Senhor. Em meio às tempestades da vida, chora, curva-se pela ventania, se contorce, mas permanece firme para contar as grandezas de Deus, pois confia no Senhor e espera Nele.
“...é como o cedro do Líbano...” Ainda que seu crescimento seja lento , como o do cedro  do Líbano, o crescimento do cristão vai acontecendo, até se tornar visível a todos. A preocupação do cristão no início de sua vida com Deus, nos primeiros anos de vida cristã, está no  lançar de suas raízes. Para que se firme na Palavra de Nosso Deus.Faz isso através da leitura da Palavra, aprendendo seus princípios e aplicando em sua vida. Quanto mais nos exercitamos na prática da palavra de Deus, mais aprofundamos nossas raízes Nele.

CUIDADO: Não seja um Cristão Bonsai
Bonsai – “Plantado em uma bandeja”
O cristão Bonsai é aquele que se converteu há muito tempo, chegou a ter até algumas características de cristão crescido, porém,  as circunstâncias da vida e seu próprio temperamento, não deixaram que suas raízes se aprofundassem em Deus, e seu desenvolvimento, ao longo dos anos foi muito pequeno, sempre podado por sua falta de fé e intimidade com Deus, continuando com  pouco crescimento. Não se desenvolveu. São cristãos que, pelo tempo de conversão, já deveriam ser mestres e ajudar os outros, porém, ainda são crianças na fé.

3-      Definição de crescimento espiritual:
É crescer nos ensinos da palavra de Deus, sendo continuamente moldado, ensinado e transformado pelo Espírito Santo de modo a cada dia tornar-se mais parecido com Jesus. É um crescimento contínuo de amor a Deus e ao próximo.
Ver João 14.16-17
       2 Coríntios 5.17
       2 Pedro 1.3-8
       1 Coríntios 11.1
       2 Timóteo 3.16-17