Um homem tinha três filhos. Certo dia resolveu entregar-lhes parte da herança que cabia a cada um deles, para que pudessem administrá-la como lhes convinha, porém enfatizou a necessidade destes administrá-la com sabedoria e responsabilidade, deixando claro que, embora tivesse dado a eles a administração desse bem, que estaria sempre junto e ao lado deles para qualquer orientação, dúvidas e cuidado.
Um deles recebeu a herança do pai, porém nunca lhe deu o valor devido, deixou-a pelo caminho e resolveu seguir sua vida. Afinal para ele aquele bem não tinha muito valor, tinha mais o que fazer para construir seu próprio patrimônio. Não tinha tempo para investir em algo que fazia parte dos sonhos de seu pai e não dele.
O outro filho agradeceu ao pai, porém recusou suas orientações; disse que poderia administrar seus bens sozinho, afinal tinha conhecimentos suficientes da vida pessoal e acadêmica para fazê-lo. Além do mais achava os conselhos do pai retrógrados para época. Preferia administrar seu bem dentro dos conceitos modernos, mais avançados e arrojados.
Já o outro filho, ao receber a herança, solicitou ao pai sua presença constante ao seu lado, afirmando que só a aceitaria se o pai estivesse o acompanhando em todos os momentos. Assim sendo, tudo que ia fazer aconselhava-se com ele. Nunca tomava uma decisão sequer, sem o consentimento e aprovação do Pai. Ele conhecia seu pai e sabia quão sábio ele era. Reconhecia sua pequenez diante de tamanha tarefa, mas sabia que contando com os conselhos de seu pai, poderia levá-la adiante com sucesso.
E nós, que atitude estamos tomando diante da maior herança que o Senhor Deus nos tem confiado? A Bíblia diz que os filhos são a herança do Senhor para nós. Que cuidados temos tido diante do Senhor com tamanho bem?? Temos largado pelo caminho; temos seguido nossas próprias orientações e deixado as orientações do Senhor ; ou temos nos colocado diante de Deus e depositado esse bem no seu Santo Altar, pedindo e seguindo as orientações dadas por Ele?
Que Deus nos dê sabedoria, prudência e conhecimento do alto, de seu trono de graça e amor. Amém!!!