sexta-feira, 30 de outubro de 2009


Entrei no orkut e vi uma mensagem maravilhosa. Minha prima Cláudia teve seu primeiro bebê. É uma menina, com certeza uma princesinha. Isso me fez recordar a alegria que senti quando tive meus três filhos. O momento que a gente vê aquele rostinho pela primeira vez , é uma emoção inesquecível, inexplicável e incomparável a qualquer outra emoção. Chorei de emoção nos nascimento dos três e lembro a primeira frase que falei para eles: "Filho, que Deus te abençoe, seja bem vindo, nós te amamos".
Lembro que ainda na gravidez, eu e o Paulo sempre fazíamos uma oração a Deus, era uma oração difícil de ser feita , mas, ao meu ver , necessária. Orávamos assim: Senhor, só deixa esse bebê nascer se for para ser teu servo, se não, leva-o antes de nascer. Assim tivemos nossos três amores, cientes de que nasceram para servir a Deus em amor e fidelidade. Fiquei grávida uma quarta vez, porém bem no início da gravidez perdi o bebê. Fizemos a mesma oração que sempre fazíamos e Deus achou por bem levá-lo. Ficamos muito tristes, chorei bastante, porém estávamos cientes de que Deus estava e está no controle de tudo, e tudo o que vem Dele é para nosso bem.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alimento: "mocinho ou vilão"

Especialistas explicam porque muitas vezes não conseguimos nos controlar diante das guloseimas e frituras, não resistimos e acabamos nos excedendo em seu consumo.

Naturalmente quando ingerimos alimentos, estes são digeridos e absorvidos carregando nutrientes, necessários ao nosso corpo. Quando a quantidade de nutrientes já é suficiente, hormônios são liberados, levando ao cérebro, mas precisamente à região do hipotálamo, a informação de saciedade.

O problema é que alimentos como a pipoca , pizza, batata frita, chocolate, sorvete, etc, alimentos ricos em gordura saturada, conseguem enganar o cérebro e assim sentimos mais e mais a necessidade de ingerirmos tais alimentos.

Aliado a isso temos os maus hábitos alimentares e os atrativos da indústria das “guloseimas” , com alimentos coloridos, com aromas artificiais e embalagens bonitas que aguçam nossos sentidos, Daí a necessidade de uma reeducação alimentar. Caso contrário entramos em um ciclo vicioso onde “quanto mais se come mais se quer comer”.

Isso me faz lembrar uma frase que meu tio Jacob sempre repetia, quando em férias na casa de meu avô: “devemos comer para viver e não viver para comer”.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sintonia com Deus


Pv. 14:12 Salomão diz que “Há caminhos que ao homem parece ser bom, mas o seu fim são caminhos de morte.”



Há alguns anos atrás me deparei com uma cena muito interessante.
Estava no carro com as crianças no estacionamento de um supermercado em Bauru, aguardando meu esposo retornar de uma pequena compra que fora fazer.
Logo à nossa frente parou um carro e dele saiu uma mulher jovem, parecia um tanto irritada, creio que por algum problema doméstico. Pois ao sair do carro bateu com força a porta do mesmo e entrou no mercado com passos largos e fortes, deixando para trás seus acompanhantes, um rapaz , que dirigia o carro e uma outra mulher jovem , que estava acomodada no banco de trás. Fiquei observando aquela cena e vi quando os outros dois desceram calmamente do carro. Se entreolharam e o rapaz exclamou com um ar de decepção: “ você viu como ela faz...” Porém antes que pudesse completar aquela frase , a moça que o acompanhava ( que deduzi ser sua irmã, pelos traços físicos e pelo tom em que conversavam), virou para ele e disse, já tentando encerrar aquela conversa, “ não me olhe e não me venha com conversas, não quero saber. Foi você quem escolheu ela como esposa, ninguém escolheu por você , portanto se vire...e agüente...”, seguindo sabiamente, quem sabe, o velho ditado que diz que “ em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”.
Em meio às brincadeiras das crianças fiquei meditando naquela cena, especialmente nas palavras daquela jovem. Quanta responsabilidade existe em nossas escolhas, em especial quando a escolha está relacionada à escolha da pessoa com quem compartilharemos sonhos, alegrias, felicidade, tristezas... enfim... que estará todos os dias ao nosso lado, por toda a caminhada. Creio que aquele casal depois voltou para casa, fez as pazes, se reconciliou...
Porém aquela cena de tempos em tempos retorna à minha mente e fico imaginando a importância que é em nossas vidas cada uma de nossas escolhas, nas mais diversas áreas. E aqui não tem fórmula secreta, nem “simpatia” para sabermos se a escolha que fizemos ou iremos fazer é a certa ou não. O único fato que garante a certeza de que estamos fazendo as escolhas certas é saber que elas nasceram antes de tudo, no coração de Deus, isto é, antes de ser uma escolha nossa a escolha é de Deus que pela sua Infinita misericórdia e bondade , dá-nos a sensibilidade de sentirmos no coração aquilo que vem Dele. Daí a necessidade de uma comunhão profunda , genuína e verdadeira com o Senhor nosso Deus, que amadurece nossos sentidos espirituais, fazendo com que a voz de Deus não fique desapercebida. Pois assim como para entendermos o que um locutor de rádio fala precisamos sintonizar a freqüência exata da rádio , assim para ouvirmos a voz do Senhor em nosso coração precisamos está sintonizados, precisamos está na freqüência de Deus. E para alcançarmos esta freqüência e sintonia precisamos nos aproximar de Deus através da oração , da leitura de Sua preciosa palavra, e da prática da mesma, sobretudo no que diz respeito ao amor, ao perdão e altruísmo, essências do Cristianismo. Principalmente o amor, pois dele decorre as outras duas.
Muitas vezes na trajetória de nossa vida, culpamos Deus por sofrimentos gerados por uma escolha errada que fizemos, quando o correto seria pedir perdão a Ele por não termos tido a sensibilidade de ouvir sua voz, pois em nossos ouvidos, nossos desejos individuais gritavam bem mais altos, deixando-nos surdos em relação à voz de Deus.
Portanto, diante de toda escolha, seja qual for a área de nossa vida; das mais simples às mais complexas, o importante é estarmos dentro da vontade de Deus, é sabermos do Senhor o que Ele agendou para nosso futuro e abraçarmos com alegria o caminho que, antes , Ele traçou para nós.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Autor dessa obra: Deus!!



Essa maravilha de foto tirei na viagem que fizemos no mês de julho desse ano.

Quando estávamos retornando do Maranhão, no quarto dia de viagem, já no estado de São Paulo, demos de “cara” com esse presente de Deus. De dentro do carro, em movimento, dei um click na câmera... e vejam que maravilha!!!

Mas o mérito não é meu, afinal apenas fotografei. O mérito é todo de Deus, o autor da obra.