quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alimento: "mocinho ou vilão"

Especialistas explicam porque muitas vezes não conseguimos nos controlar diante das guloseimas e frituras, não resistimos e acabamos nos excedendo em seu consumo.

Naturalmente quando ingerimos alimentos, estes são digeridos e absorvidos carregando nutrientes, necessários ao nosso corpo. Quando a quantidade de nutrientes já é suficiente, hormônios são liberados, levando ao cérebro, mas precisamente à região do hipotálamo, a informação de saciedade.

O problema é que alimentos como a pipoca , pizza, batata frita, chocolate, sorvete, etc, alimentos ricos em gordura saturada, conseguem enganar o cérebro e assim sentimos mais e mais a necessidade de ingerirmos tais alimentos.

Aliado a isso temos os maus hábitos alimentares e os atrativos da indústria das “guloseimas” , com alimentos coloridos, com aromas artificiais e embalagens bonitas que aguçam nossos sentidos, Daí a necessidade de uma reeducação alimentar. Caso contrário entramos em um ciclo vicioso onde “quanto mais se come mais se quer comer”.

Isso me faz lembrar uma frase que meu tio Jacob sempre repetia, quando em férias na casa de meu avô: “devemos comer para viver e não viver para comer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário