quinta-feira, 31 de março de 2011

De volta, depois de dias acamada por causa da Dengue

Aqui estou de volta depois de uma Dengue daquelas... Ainda sinto alguns sintomas, mas o pior já passou e estou em plena recuperação, graças ao meu bom Deus e Pai. Meu filhote está melhor ainda, praticamente recuperado, de volta às atividades escolares, a pleno vapor, o que me deixa ainda mais feliz.

Confesso que, embora conhecesse a sintomatologia dessa doença, como a maioria dos brasileiros conhecem de ler e ouvir falar, ou mesmo acompanhar casos de amigos e familiares, nunca imaginei que, na prática, fosse tão complicada. É realmente uma doença terrível , onde se enfrenta muita dor( em especial, dores de cabeça, nas costas e por todo o corpo) , indisposição, febre alta, mal estar generalizada, falta de ânimo, o que leva a pessoa que a está enfrentando, a uma sensação de morte iminente. Daí a necessidade acima de tudo , da prevenção, com participação direta de todas as pessoas, seja adulto, criança, jovem, adolescente e idoso.

É preciso que cada um faça sua parte, de forma responsável, pensando não somente em si, mas também no outro. E os cuidados são muito simples, porém eficazes. Dentre eles: Não deixar água acumulada sobre a laje; Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até seu recolhimento; Manter a caixa d’agua completamente fechada e vedada; Manter bem tampados tonéis e barris d’água; Encher de areia os pratinhos dos vasos de planta; Lavar semanalmente por dentro, os tanques utilizados para armazenar água; Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc; Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana ( e, se possível, evite ter em casa esse tipo de planta); Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios; Lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc. , bem como os recipientes de água de animais domésticos e pássaros; dentre outros. Como se pode ver são medidas bem simples, porém , se todos fizermos corretamente, a vitória sobre essa terrível doença será certa. Pare de reclamar dos outros e faça a sua parte, orientando vizinhos , amigos e familiares a fazerem o mesmo.

A todos que me conhecem e oraram pelo nosso restabelecimento ( meu e do Luquinhas), meus sinceros agradecimentos; e, para você que nesse momento enfrenta essa terrível doença, minha oração a Deus é pelo seu fortalecimento e pleno restabelecimento, que Deus alivie suas dores, desânimo e mal estar.

Que Deus nos abençoe. Um grande abraço, no amor de Jesus , Mercia.