quinta-feira, 3 de junho de 2010

Desvia teus pés do mal!!

Outro dia estava admirando um lindo gavião que estava pousado na antena da casa vizinha. Era uma bela ave, uma postura e altivez impressionantes. Estava perdida naquela contemplação quando, de repente, vi aproximar-se uma pombinha. Fiquei olhando assustada por que ela se preparava para pousar justo na antena onde se encontrava o gavião. Porém, quando deu de cara com este, diante de tamanho perigo e ameaça, mudou de maneira rápida e instintiva sua rota e sumiu pelo céu azul.
Achei aquela cena de tamanha sabedoria, pois aquela ave, dentro de suas limitações soube identificar o perigo a sua frente e teve a reação de fugir do mesmo, preservando assim sua vida. Fiquei meditando naquilo... Com quem aquela pequenina ave teria aprendido que um gavião é perigo certo?? Talvez com seus pais, seu bando, ou o próprio instinto a teria alertado, não sei.
Na verdade o reino animal está repleto desse tipo de episódios, onde, apesar de não serem dotados da inteligência, raciocínio e criatividade, qualidades inerentes ao homem, animais evitam determinadas situações para preservar a vida e, consequentemente a espécie.
Em contrapartida, podemos ver entre seres humanos reações bem diferentes destas. Apesar de ser dotado de uma capacidade intelectual magnífica, e senso de perigo extraordinário, parece muitas vezes ignorá-los. Correm para o perigo, ignorando conselhos paternos e maternos, desprezando o apelo daqueles que os amam e se tornam vítimas de sua própria ignorância. Desprezam a sabedoria, o conhecimento, o entendimento dados por Deus e se entregam à sua estupidez e insensatez. Embarcam em viagens, muitas vezes sem volta... Viagens essas que, além de por em perigo sua própria vida, também põe em perigo a vida daqueles que os rodeiam.
Em Provébios 20. 3-4 temos um ensino maravilhoso que diz: " Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas." Vale ressaltar que a palavra insensato significa louco, que perdeu a razão, insano, contrário ao bom senso. Todas as vezes que ignoramos os ensinos e lições de Deus para nossas vidas estamos sendo insensatos. Agimos como louco, que perdeu a razão.
Nesse caso, essa pequena ave tem uma atitude muito mais honrosa, pois se desvia do mal; que o homem que age de forma insensata.
Portanto, procuremos sempre andar nos ensinamentos do Senhor, desviemos nossos pés do mal e sigamos firmes nos ensinamentos de Deus. Abracemos a sabedoria e a coloquemos como diadema sobre nossa cabeça e como tatuagem sobre nosso coração.
Que Deus nos abençoe e derrame sobre nós sua misericórdia e perdão. Em nome de Jesus, amém.

quarta-feira, 2 de junho de 2010




Não busque a felicidade longe demais, você corre o risco de procurar por séculos , sem encontrá-la. Ela está tão próxima de nós, basta olhar à nossa volta. Está na segurança em Deus; no sorriso de um filho; no abraço do esposo; na compreensão da esposa; no carinho da mãe; na proteção do pai; na sinceridade de um amigo; no aconchego do lar; no sorriso sincero de um irmão;enfim, está à nossa volta, ao nosso alcance. Se parássemos um pouco , e trouxéssemos nossos olhos para nosso redor, ao invés de permecermos com os olhos fixos no horizonte, achando que um dia ela apontará lá em cima e virá em nossa direção, com certeza poderíamos vislumbrá-la, bem pertinho da gente.
Experimente fazer isso hoje mesmo, olhe para seus filhos, seu marido, seus pais , sua família, amigos e igreja. Quantas bênçãos o Senhor colocou ao seu redor!!! Vislumbre-os com olhos de amor e agradecimento. São presentes de Deus para sua vida, são a sua felicidade. Ame-os como são, não como você gostaria que fossem. Pois se você perguntasse , com certeza eles gostariam que você fosse diferente também em alguma coisa, mas te amam assim, do jeito que você é.
Portanto, tire os olhos do horizonte, olhe ao seu redor e depois eleve-os a Deus . Agradeça a bênção da vida, das pessoas que te rodeiam e do cuidado que o Senhor tem por você e... é isso aí... seja feliz!!!!!!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Como criança nos braços do pai...




Nossa vida deve ser uma constante declaração de amor e confiança a Deus. E esse amor e confiança deve ser expresso como o expressa uma criança a seu pai:de coração aberto, abraço gostoso, sorriso largo, confiança plena, entrega total e verdadeira; sem arrodeios, sem meias verdades, sem falsidades. Assim deve ser nossa vida... plena do Espírito do Senhor; liberta em Cristo Jesus; totalmente entregue nos braços de Deus.
Não há espaço para o medo; não há falar-se em ansiedade; Não há lugar para a infidelidade. Porque é no Senhor que repousamos, é Nele que esperamos e é somente Nele que confiamos. Assim como a criança se sente segura nos braços do pai, assim somos nós nos braços de Deus.
Nele nosso coração se enche de segurança, confiança, paz e tranquilidade. Mesmo que as águas tumultuem, o Senhor as acalma; mesmo que o vento brade fortemente , o Senhor o suaviza, fazendo com que se torne brisa; mesmo que os montes se abalem, o Senhor os restaura e os torna em caminhos planos para que possamos seguir adiante; mesmo que a tempestade desabe do céu, o senhor a faz ceder, se tornando uma garoa que refresca nosso rosto; mesmo que os rios sequem e os desertos tomem conta de nosso caminho, o Senhor faz brotar em seu meio, inúmeros oásis, que nos saciam a sede, nos provendo descanso. Então, por que temer?? É o Senhor quem nos conduz, quem nos leva pela mão e , muitas vezes ,quando precisamos passar por caminhos tortuosos, nos leva no colo, para que possamos passar em segurança, descansados e totalmente protegidos.

Que Deus encha nosso coração dessa maravilhosa verdade!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Brevidade da vida.


Continuarei falando dentro desse mesmo tema, passagem do tempo.

Muitas vezes até mesmo os cristãos parecem falar de forma saudosista, quando se referem à esse tema, passagem do tempo e brevidade da vida. Seria compreensível se não fosse antagônico, uma vez que, devemos viver , não para essa vida, mas para a vida prometida por Deus em sua palavra. Devemos ter como alvo maior a vida eterna, e não existe outra forma de partirmos para o céu, se não for deixando este mundo. Isso me faz lembrar um velho ditado que diz: "fulano quer ir para o céu , mas não quer morrer". Não devemos jamais esquecer que, nosso coração e nossa esperança devem está firmados em uma única certeza, a da vida eterna e, quanto mais rápido passar o tempo, mais rápido chegará o dia de nos encontrarmos com Jesus e de nos livrarmos dessa carne pecaminosa, que constantemente nos empurra para o mal.
O grande problema é que nós, seres humanos, nos apegamos muito facilmente às coisas, pessoas, bens, a essa vida terrena e igualmente de forma fácil, nos esquecemos das promessas de uma vida verdadeira , cheia de alegria, gozo e paz, prometidas por Deus aos seus e para a qual fomos chamados.
O que devemos ter em mente é a certeza de que, por melhor que seja a vida aqui na Terra, por mais alegrias, realizações, posses, felicidades que ela possa trazer, por mais que se tenha uma família linda, amigos verdadeiros, uma igreja abençoada, etc. em nada se compara aos prazeres e alegrias plenas que gozaremos no céu na presença de Jesus.
Outro dia estive lendo uma carta enviada pelo Pr. Caio Fábio a uma mãe que não se conformava com a morte de sua filha ainda muito jóvem, recém casada, com uma carreira promissora pela frente. Nessa carta o Pastor enfatiza bem isso, mostrando quão errôneo é nosso pensamento quando, ao consolarmos uma família que acabou de perder um ente querido, dizemos: "Ainda bem que Deus o levou, estava sofrendo muito, coitado..." Esse tipo de consolo dar a entender, que somente vale a pena deixarmos esse mundo e partirmos para a vida eterna, se nossa vida aqui for de sofrimento, canseira e enfado. Se tudo estiver bem, o melhor é ir ficando por aqui... Está errado esse tipo de pensamento em nós cristãos. Pois sabemos que, não importa a situação em que nos encontramos, pois nenhum estado de saúde física e psicológica, por mais saudável que seja; nenhuma realização pessoal e profissional; nenhuma riqueza material e familiar se compara ao gozo, alegria e abundância de vida que nos espera na presença de Deus.
Portanto, diante de uma situação como essa, o choro deve vir pela saudade, mas não podemos deixar que o sentimento de tristeza, desânimo e revolta tome conta de nós, pois temos a certeza de que agora sim, aquela pessoa se encontra gozando a mais sublime, plena e completa alegria, na presença de Deus.
Uma das frases que mais se ouve em diálogos diários é: "Nossa! Como o tempo está passando rápido!! Já acabou a semana... Já acabou o mês..." E a sensação que a gente tem é que o tempo escoa por entre os dedos, sem que possamos segurá-lo. É claro que, na verdade o tempo passa e se vai numa mesma proporção, desde que o mundo foi criado. Uma hora de cem anos atrás tem os mesmos sessenta minutos de antes. O que na verdade mudou foi a vida e os valores dos seres humanos na face da Terra. Essa sensação , na verdade, advém do corre corre do cotidiano, dos inúmeros afazeres do dia a dia, que faz com que tenhamos a sensação de que precisaríamos de mais de 24 horas para realizar tudo que precisamos fazer em um dia.
Isso chega a ser até um contraste se analisássemos essa situação apenas pela ótica do desenvolvimento tecnológico, pois hoje contamos com os mais diversos recursos, aparelhos, instrumentos e eletrodomésticos, que, de forma maravilhosa nos auxiliam no desenvolvimento de tarefas do dia a dia de forma rápida, tranquila e precisa, tanto em casa como no trabalho. O que, matematicamente, faria com que sobrasse bem mais tempo para nos dedicarmos àquilo que realmente deveria ocupar de forma mais intensa nosso pensamento e coração, os valores do Reino de Deus.
Deveríamos usar nosso tempo na realização dos desejos do coração de Deus para nossas vidas, porém o que se observa é que, os homens , em sua maioria, dentro daquilo que pensam ser liberdade, se tornam a cada dia mais escravos dos desejos de seu próprio coração. Desejos esses que se assemelham muito mais ao ver TER que ao verbo SER. Onde , por exemplo, ter um veículo se tornou mais importante que ser veículo, veículo que transporta paz, amor e perdão; onde ter uma casa se tornou mais importante que ser uma casa, casa que abrigue e console corações quebrantados; onde ter uma jóia se tornou mais importante que ser uma jóia nas mãos do ourives Jesus Cristo, que quando lapidada por Suas mãos, passa a brilhar o amor de Deus. E por aí vai.
Portanto o perigo não está no tempo que corre, mas na inversão de valores no uso desse tempo. O perigo está naquilo que impulsiona essa correria em nossas vidas. o perigo está em onde estamos gastando nosso tempo e nossa vida.
Fomos criados para, acima de tudo , amar a Deus e glorificá-lo com nossa vida, boca e coração. Para sermos mensageiros das boas novas de Jesus. As demais coisas trabalhos, estudos, preocupações em ter determinados bens materiais, deveriam ser cuidados secundários. As perguntas que devemos fazer a nós mesmos são :
1-As tarefas que realizamos no dia a dia estão relacionadas à satisfação dos desejos do coração de Deus ou à realização dos desejos de meu coração?
2-Qual o objetivo principal de minha vida?
3- Qual meu tesouro maior?
4- Que força tem me impulsionado na realização de tarefas do dia a dia?
5- Logo que acordo pela manhã, que preocupações ocupam minha mente em primeiro lugar?
Somente respondendo a essas perguntas poderemos saber onde está nosso bem e tesouro maior, pois onde estiver nosso tesouro ali também estará nosso coração. É preciso que saibamos identificar nossos valores e cuidados principais e, se detectarmos que vivemos para esse mundo precisamos retornar e pegar o rumo e direção certas, precisamos viver para o Reino de Deus. As demais coisas, como diz a Palavra do Senhor, serão acrescentadas dia após dia em nossa vida, como fruto das bênçãos e cuidados de Deus ( Mateus 6.33).
Concluindo, o perigo não reside no tempo que corre ou nos afazeres do dia a dia (trabalho, estudo , etc,) mas naquilo que impulsiona nossas tarefas diárias. E a pergunta principal é:
Vivo para Deus ou para o mundo? Vivo para satisfazer os desejos do coração de Deus ou para satisfazer os desejos de meu próprio coração?
Que Deus nos dê sabedoria e discernimento nessa caminhada e que derrame sobre nós suas infindas misericórdias, em nome de Jesus. Amém.