quinta-feira, 8 de abril de 2010

Essência do Cristianismo: amor, perdão e doação


Uma das coisas que mais me entristece dentro da igreja é quando um irmão profere palavras duras, carregadas de preconceito, amargura, vingança, rancor e ódio por outro irmão. E mais duro ainda é ouvir estas palavras de pessoas que estão há mais de 15, 20 anos na igreja... Meu Deus , é tanto tempo... e parece que, apesar de tantas pregações, tantos estudos , tantas leituras bíblicas,tantas orações, esse irmão não entendeu, até hoje, a verdadeira essência do Cristianismo, pior ainda, não conseguiu gozar da bênção de ser um pacificador, um abençoador, uma fonte de perdão e de amor. Bate no peito todos os dias, se orgulhando de ter lido as Santas Escrituras , de Gênesis a Apocalipse, por mais de dez vezes; de saber de cor versículos e mais versículos bíblicos; de ser líder e de expor aulas de escola dominical numa profundeza bíblica como poucos conseguiriam; se orgulha de proferir orações tão cheias de "espiritualidades"e eloquência, que parecem estrondar nos quatro cantos do templo; de tocar os mais variados instrumentos e de ter uma voz maravilhosa, fazendo calar aqueles que não foram "abençoados" com tamanhos dons... Por fim, por todas essas coisas, se orgulha e se acha digno e merecedor de entrar no Santo dos Santos, muito mais que qualquer outro dentro da igreja.
Pobre criatura, está tão voltada para si mesmo, que não consegue crescer em espiritualidade, como corpo de Cristo. Está tão preso em se fazer merecedor de tantos elogios, que não consegue viver o verdadeiro Cristianismo, que tem as bases firmadas nos ensinamentos do Mestre, Jesus, ensinamentos de amor, paz, perdão e doação. Está tão interressado em sua própria honra, que esquece de glorificar com sua vida, o nome de Deus.Está tão interessado em olhar os deslizes e erros dos outros e não tem tempo de olhar para dentro de si, jogar o orgulho, por coisas vãs , fora e começar tudo de novo... começar pedindo perdão e liberando perdão; começar de novo, amando o irmão do jeito que ele é e não como gostaria que ele fosse; começar de novo ajudando o irmão e procurando ajuda, para que possam crescer juntos ;a começar de novo, se colocando como o menor no reino, deixando seus próprios valores e assumindo para si valores do Reino de Deus; se colocando na posição de pecador e falho que é, e reconhecendo que o que tem , dons e talentos, são frutos da graça de Deus e não de merecimento próprio.
Por fim vale ressaltar que, não há falar-se de Cristianismo sem amor , sem mudanças de comportamento, sem perdão, sem altruísmo. Qualquer cristão que tenha valores firmados em outras coisas que não essas, engana a si mesmo e não vive o verdadeiro Cristianismo.
Que Deus tenha misericórdia de nós, nos abençoe e nos guarde debaixo de sua proteção.