sexta-feira, 3 de junho de 2011

Descansando em Deus!!




Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. Deuteronômio 31:6


Antes de ter meus filhos, experimentava dois medos como mulher: um deles era de não ter filhos, pois, como quase todas as mulheres, esse desejo era algo forte dentro de mim (disse quase todas, não todas, pois existem mulheres que optam por não tê-los, e vejo isso como algo muito natural e pessoal, é uma escolha e direito de cada uma. Só não sou a favor do aborto... mas isso é um outro assunto); o outro medo era justamente o fato de tê-los. À primeira vista sei que parecem sentimentos antagônicos, mas explicando torna-se compreensível.
Pois bem, aqueles que já me conhecem sabem que perdi meus pais aos 7 anos de idade, e, como já escrevi em textos anteriores, perdi completamente as lembranças de meu convívio com pai e mãe, não me recordo , sequer , de um abraço recebido deles, porém sei que foram muitos e repletos de amor e carinho, e isso para mim já é muito importante. Assim, quando meus filhos nasceram, houve uma mistura de sentimentos: a alegria e felicidade de sentir-me amada por Deus, em me abençoar e agraciar com tamanha dádiva, e ; o medo de não conseguir ser uma mãe segundo o coração de Deus. Afinal, para mim não existia um parâmetro do que seria ser mãe, como desenvolver tão importante missão. E não falo aqui dos cuidados físicos, como de higiene e alimentação, por exemplo. Pois esse eu sabia de cor, graças às orientações recebidas no curso de enfermagem e estágios do período de Universidade, bem como os treinos com meus sobrinhos, que, com amor, serviram de cobaias nesse período. Esses cuidados, não precisa ser mãe para realizar, embora, quando exercido pela mãe, possui um caráter ainda mais completo e expressivo de amor, doação e entrega. Pois bem, falo sim de algo maior . falo de ser mãe em todos os aspectos da vida: físico, emocional, espiritual, na orientação e formação de caráter e muito mais.
Quando meus pais morreram, fomos cuidados com muito carinho e orientados por pessoas muito especiais, colocados por Deus em nossa vida: meus avós , com a ajuda de minha tia e meu tio, que se esmeraram nos cuidados conosco. Porém eram avós e tios, por mais que quisessem e fizessem, jamais poderiam ser pais... Pai e Mãe são seres insubstituíveis na vida de uma criança ( preciso fazer aqui uma ressalva, quando me refiro a pai e mãe, não me refiro a genitores, mas estou usando essa palavra no seu sentido mais completo, amplo e significativo). Pois bem, devido a isso, senti-me um tanto desorientada quanto ao que fazer, porém ao longo desse exercício maravilhoso de ser mãe, aprendi duas lições de Deus, que me fizeram sossegar e descansar nessa tarefa maravilhosa: A primeira, que criar filhos é antes de qualquer coisa, um compromisso com Deus, isto é, o compromisso que tenho com meus filhos de orientá-los e criá-los de forma responsável, antes de tudo passa pelo “crivo” de um compromisso maior, meu compromisso firmado com Deus, de dar minha própria vida, se preciso for, nos cuidados com meus filhos; o outro, deriva deste, e é tão importante quanto esse, que é a dependência total de Deus em tudo, inclusive na criação de meus filhos. Quando vi e senti que não estava sozinha nessa missão, mas que Deus estava à frente e me orientava em todo o tempo e lugar, independente da situação, pude gozar a paz e viver verdadeiramente a alegria de ser mãe. Exercício que desfruto, hoje, de forma mais tranqüila e completa, de forma mais leve com resultados maravilhosos, não por mim mesma, mas sim porque sei de quem recebo as orientações que brotam em meu coração, vem daquele que não cessa de olhar por nós e que está atento a tudo ao nosso redor, e que ama meus filhos muito mais do que eu: Deus.
Se eu, que sou imperfeita, amo meus filhos a ponto de dar minha vida por eles, imagine Deus, que possui amor muito mais do que eu. Que é Perfeito e Santo e não dormita um só segundo, nos seus cuidados para conosco.
Obrigada, Senhor!!!

Mercia Brito Monteiro


terça-feira, 31 de maio de 2011

Semeia a Palavra de Deus no coração dos teus filhos e mantém o cuidado e vigilância constante, até se tornar árvore frondosa e frutífera!!!!

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:8


É de inteira responsabilidade dos pais a semeadura e cultivo da semente da palavra e dos ensinamentos do Senhor no coração dos filhos , bem como o cuidado diário e supervisão constante, assim como faz o agricultor no seu dia a dia, até que se torne árvore frondosa.
O que devemos ter em mente é que, assim como a semente plantada demora anos até se tornar árvore, com tronco robusto e raiz profunda, assim também é a palavra de Deus no coração de nossos pequeninos. Durante esse tempo, portanto, necessitam de cuidados especiais e proteção constante dos pais. Um dos grandes perigos, é o ataque de fungos, “pragas” e “ ervas daninhas “ que podem causar doenças na planta e sufocá-la, levando à morte. Essas pragas e ervas daninhas se apresentam na vida de nossos filhos através de más companhias, televisão, internet, ambientes hostis, permissividade dos pais em relação a todos os desejos dos filhos, falhas de caráter não corrigidas pelos pais e de muitas outras formas. Cabe a nós pais ficarmos atentos a todas essas situações. Pois, assim como acontece com as plantas onde 70% das principais doenças são causadas por fungos ( que nesse caso são organismos minúsculos apenas visíveis ao microscópio), que se multiplicam e propagam rapidamente, o mesmo ocorre com essa árvore especial que brota da semente semeada no coração de nossos pequeninos, onde muitas vezes são atacadas pelos fungos do mundo e do presente século, às vezes tão pequenos, que se o cuidado dos pais não for minucioso, passam desapercebidos. Nesse caso, se os pais negligenciam o cuidado e não detectam tais “fungos”, com certeza detectarão os sintomas das doenças e males causados por eles, tamanha a destruição que são capazes de produzir, pois seus malefícios se propagam rapidamente, provocando destruição profunda. Nesse caso há necessidade de um tratamento imediato sobre o altar do Senhor, pois somente Ele possui a cura.
Portanto, melhor é cumprir nossa missão especial como pais, sempre de forma responsável, meticulosa, atenciosa e observando os pormenores, sempre debaixo dos cuidados de Deus , com a sabedoria que vem do alto. Até que as raízes dessa árvore alcance os mananciais que brotam do trono de Deus, que faz com que permaneça sempre vigorosa, a “qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão.” ( Salmos 1.3b).

Que Deus nos abençoe e nos guarde.

Mercia Brito Monteiro

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Criando Filhos no Altar de Deus!!!

Muitos pais se mostram aflitos quando o assunto é a criação dos filhos, em especial pais cristãos, que precisam lutar contra a "maré" e "ondas" desse mundo, para ensinar seus filhos nos caminhos do Senhor. Creio que o motivo de todo esse desespero passa por alguns pontos principais que, devidamente trabalhado aos pés do Senhor nosso Deus, podem ser contornados, tornando essa tarefa, uma missão maravilhosa dada pelo Criador.
Creio que o primeiro ponto a ser estabelecido de forma clara é termos em nossa mente, em nosso coração, a convicção e a certeza de que cabe a nós pais a educação de nossos filhos e orientação quanto aos caminhos do Senhor, ensiná-los na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6.4). Certo dia conversando com uma mãe cristã, fiquei um tanto quanto assustada, pois falou-me que não ensinaria seu filho o caminho que deveria seguir quanto à espiritualidade, tinha feito sua parte levando-o à igreja durante um tempo, porém encerrava ali sua missão, ele decidiria sozinho quando chegasse à maturidade. Essa é uma atitude completamente equivocada, pois, agindo dessa forma estaremos nos esquivando e negligenciando uma ordenança dada pelo Senhor nosso Deus : "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6. Precisamos ter em mente que uma criança não nasce sabendo as verdades, as boas novas de Deus, e muito menos cresce sozinha nos ensinamentos do Senhor, precisam ser educadas e disciplinadas de acordo com os ensinamentos Bíblicos. Daí nossa responsabilidade como pais, diante de Deus. Devemos ter em mente que os filhos, antes de ser nossos, são na verdade filhos de Deus, que por sua infinita graça e misericórdia, confiou a nós guiá-los e orientá-los quanto aos caminhos a seguir. Resta-nos abraçar com alegria e com toda a força de nosso ser, essa missão maravilhosa, a qual Deus nos confiou.
Outro ponto importante é saber que, o compromisso que temos com nossos filhos de criá-los nos caminhos do Senhor, passam primeiramente por um compromisso maior, que é o nosso compromisso com Deus. Muitas vezes meus filhos insistem a ir a um determinado lugar sozinhos, como ao shopping, por exemplo. Porém sei que eles ainda não tem maturidade suficiente para tal experiência, mas a insistência é tanta e o desgate emocional ao dizer “ não “ é tão grande, que algumas vezes me vejo quase dizendo um “sim”, afinal de contas, como se diz, shopping é um lugar seguro... Assim afirma o mundo... Mas, antes que a palavra de consentimento chegue aos meu lábios, lembro do compromisso maior que tenho com Deus: de zelar, criar e orienta-los dentro daquilo que Deus me ensina como correto. E assim, enfrentando todo o desgaste emocional, mantenho o Não. Visto que , o compromisso que tenho com Deus é maior que qualquer outro.
O ponto abordado anteriormente me lança ao próximo, que é a certeza de que, no desempenho dessa maravilhosa missão, precisamos ter gravado em nossa mente que não estamos sozinhos. Muitos pais pensam que Deus deu-lhe essa missão e fica esperando de longe o resultado. Pensando assim mergulham no desespero, desânimo e sentem-se impotentes diante de tal tarefa. Porém, esse pensamento não é a verdade. Deus nos acompanha todo o tempo, nos orientando, nos dando sabedoria quanto ao que falar e dizer diante de tantos questionamentos de nossos filhos, como agir, o que fazer ... Resta a nós pais nos colocarmos diante do Senhor; criar nossos filhos diante do altar de Deus; ensiná-los aos pés de Jesus; abrir nossos ouvidos espirituais para ouvir a voz do Senhor e deixar que o Espírito Santo de Deus haja em nossos corações de pai e mãe e agirmos de acordo com as orientações divinas.
Tendo em mente isso, creio que essa missão maravilhosa, desenvolvida debaixo dos cuidados e orientações de Deus, se torna prazerosa, mais leve, mais firme, mais tranqüila, mais gratificante e, principalmente, mais eficaz.


Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para sermos pais e mães segundo o Seu coração!!!

Mercia Brito Monteiro.