segunda-feira, 30 de maio de 2011

Criando Filhos no Altar de Deus!!!

Muitos pais se mostram aflitos quando o assunto é a criação dos filhos, em especial pais cristãos, que precisam lutar contra a "maré" e "ondas" desse mundo, para ensinar seus filhos nos caminhos do Senhor. Creio que o motivo de todo esse desespero passa por alguns pontos principais que, devidamente trabalhado aos pés do Senhor nosso Deus, podem ser contornados, tornando essa tarefa, uma missão maravilhosa dada pelo Criador.
Creio que o primeiro ponto a ser estabelecido de forma clara é termos em nossa mente, em nosso coração, a convicção e a certeza de que cabe a nós pais a educação de nossos filhos e orientação quanto aos caminhos do Senhor, ensiná-los na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6.4). Certo dia conversando com uma mãe cristã, fiquei um tanto quanto assustada, pois falou-me que não ensinaria seu filho o caminho que deveria seguir quanto à espiritualidade, tinha feito sua parte levando-o à igreja durante um tempo, porém encerrava ali sua missão, ele decidiria sozinho quando chegasse à maturidade. Essa é uma atitude completamente equivocada, pois, agindo dessa forma estaremos nos esquivando e negligenciando uma ordenança dada pelo Senhor nosso Deus : "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6. Precisamos ter em mente que uma criança não nasce sabendo as verdades, as boas novas de Deus, e muito menos cresce sozinha nos ensinamentos do Senhor, precisam ser educadas e disciplinadas de acordo com os ensinamentos Bíblicos. Daí nossa responsabilidade como pais, diante de Deus. Devemos ter em mente que os filhos, antes de ser nossos, são na verdade filhos de Deus, que por sua infinita graça e misericórdia, confiou a nós guiá-los e orientá-los quanto aos caminhos a seguir. Resta-nos abraçar com alegria e com toda a força de nosso ser, essa missão maravilhosa, a qual Deus nos confiou.
Outro ponto importante é saber que, o compromisso que temos com nossos filhos de criá-los nos caminhos do Senhor, passam primeiramente por um compromisso maior, que é o nosso compromisso com Deus. Muitas vezes meus filhos insistem a ir a um determinado lugar sozinhos, como ao shopping, por exemplo. Porém sei que eles ainda não tem maturidade suficiente para tal experiência, mas a insistência é tanta e o desgate emocional ao dizer “ não “ é tão grande, que algumas vezes me vejo quase dizendo um “sim”, afinal de contas, como se diz, shopping é um lugar seguro... Assim afirma o mundo... Mas, antes que a palavra de consentimento chegue aos meu lábios, lembro do compromisso maior que tenho com Deus: de zelar, criar e orienta-los dentro daquilo que Deus me ensina como correto. E assim, enfrentando todo o desgaste emocional, mantenho o Não. Visto que , o compromisso que tenho com Deus é maior que qualquer outro.
O ponto abordado anteriormente me lança ao próximo, que é a certeza de que, no desempenho dessa maravilhosa missão, precisamos ter gravado em nossa mente que não estamos sozinhos. Muitos pais pensam que Deus deu-lhe essa missão e fica esperando de longe o resultado. Pensando assim mergulham no desespero, desânimo e sentem-se impotentes diante de tal tarefa. Porém, esse pensamento não é a verdade. Deus nos acompanha todo o tempo, nos orientando, nos dando sabedoria quanto ao que falar e dizer diante de tantos questionamentos de nossos filhos, como agir, o que fazer ... Resta a nós pais nos colocarmos diante do Senhor; criar nossos filhos diante do altar de Deus; ensiná-los aos pés de Jesus; abrir nossos ouvidos espirituais para ouvir a voz do Senhor e deixar que o Espírito Santo de Deus haja em nossos corações de pai e mãe e agirmos de acordo com as orientações divinas.
Tendo em mente isso, creio que essa missão maravilhosa, desenvolvida debaixo dos cuidados e orientações de Deus, se torna prazerosa, mais leve, mais firme, mais tranqüila, mais gratificante e, principalmente, mais eficaz.


Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para sermos pais e mães segundo o Seu coração!!!

Mercia Brito Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário