terça-feira, 31 de maio de 2011

Semeia a Palavra de Deus no coração dos teus filhos e mantém o cuidado e vigilância constante, até se tornar árvore frondosa e frutífera!!!!

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:8


É de inteira responsabilidade dos pais a semeadura e cultivo da semente da palavra e dos ensinamentos do Senhor no coração dos filhos , bem como o cuidado diário e supervisão constante, assim como faz o agricultor no seu dia a dia, até que se torne árvore frondosa.
O que devemos ter em mente é que, assim como a semente plantada demora anos até se tornar árvore, com tronco robusto e raiz profunda, assim também é a palavra de Deus no coração de nossos pequeninos. Durante esse tempo, portanto, necessitam de cuidados especiais e proteção constante dos pais. Um dos grandes perigos, é o ataque de fungos, “pragas” e “ ervas daninhas “ que podem causar doenças na planta e sufocá-la, levando à morte. Essas pragas e ervas daninhas se apresentam na vida de nossos filhos através de más companhias, televisão, internet, ambientes hostis, permissividade dos pais em relação a todos os desejos dos filhos, falhas de caráter não corrigidas pelos pais e de muitas outras formas. Cabe a nós pais ficarmos atentos a todas essas situações. Pois, assim como acontece com as plantas onde 70% das principais doenças são causadas por fungos ( que nesse caso são organismos minúsculos apenas visíveis ao microscópio), que se multiplicam e propagam rapidamente, o mesmo ocorre com essa árvore especial que brota da semente semeada no coração de nossos pequeninos, onde muitas vezes são atacadas pelos fungos do mundo e do presente século, às vezes tão pequenos, que se o cuidado dos pais não for minucioso, passam desapercebidos. Nesse caso, se os pais negligenciam o cuidado e não detectam tais “fungos”, com certeza detectarão os sintomas das doenças e males causados por eles, tamanha a destruição que são capazes de produzir, pois seus malefícios se propagam rapidamente, provocando destruição profunda. Nesse caso há necessidade de um tratamento imediato sobre o altar do Senhor, pois somente Ele possui a cura.
Portanto, melhor é cumprir nossa missão especial como pais, sempre de forma responsável, meticulosa, atenciosa e observando os pormenores, sempre debaixo dos cuidados de Deus , com a sabedoria que vem do alto. Até que as raízes dessa árvore alcance os mananciais que brotam do trono de Deus, que faz com que permaneça sempre vigorosa, a “qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão.” ( Salmos 1.3b).

Que Deus nos abençoe e nos guarde.

Mercia Brito Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário