terça-feira, 25 de maio de 2010

Meu Jardim.




Alguns anos atrás abandonei meu trabalho e profissão ( Enfermeira) para cuidar exclusivamente de meu jardim, mas especificamente para cuidar de minhas roseiras. Deixei de ser enfermeira para dedicar-me exclusivamente à minha vocação de jardineira.A vocação para qual Deus me chamou. A vocação falou mais alto que o sucesso profissional.
Na época trabalhava como enfermeira em um ambulatório, em Campinas, como funcionária pública do estado de São Paulo e as pessoas que trabalhavam comigo não entenderam e diziam que aquilo era loucura. Como poderia deixar um trabalho, um cargo adquirido com tanto esforço, através de concurso, para ficar em casa... Não compreendiam a minha tranquilidade e segurança diante dessa decisão. Porém essa tranquilidade vinha de uma única certeza, a de que essa era a vontade de Deus. Não tomei essa decisão por mim mesma, mas orientada pelo Autor da minha vida. Os desígnios de Deus são loucura aos olhos do mundo.
Eu tinha saído de minha rota principal, abandonado meu objetivo maior, e precisava retornar e retomar meu caminho. Precisava cuidar de meu jardim...Só isso. Esse era meu objetivo principal, pois ele se encontrava um tanto quanto abandonado... a jardineira estava ocupada com outros afazeres. As roseiras não cresciam, as rosas não desabrochavam, não se desenvolviam.
Passado alguns anos, vejo o quanto valeu a pena!!! Minhas roseiras estão lindas, vigorosas, firmes, a cada dia desabrocham novas rosas e me recompensam com o perfume maravilhoso e beleza incomparável, os quais posso desfrutar todas as manhãs. O trabalho continua, pois as tarefas de um jardineiro são diárias e contínuas, não há férias ou feriados, porém o mais impressionante é que não cansa. Pelo contrário, nos enche de força, paz, alegria e disposição, pois , ser jardineiro, não é trabalho, é vocação. E como toda vocação, é desempenhada com alegria, dedicação e amor, trazendo como consequência , realização e felicidade.

Quanto ao sucesso profissional... Bem, esse não faz a menor falta em minha vida, pois nenhum sucesso, por maior que seja, se compara a um beijo, abraço e sorriso de minhas roseiras.

domingo, 23 de maio de 2010

Nossa Roseira: Um presente de Deus.











Certo dia, duas pessoas ganharam um presente especial de Deus: cada uma recebeu um lindo vaso com uma pequenina roseira. Porém juntamente com o presente receberam de Deus também a responsabilidade de cuidar destes com carinho, amor e dedicação, fazendo de tudo para que ela crescesse, desabrochasse e florecesse. Elas foram escolhidas para ser o jardineiro único e exclusivo, que cuidaria , cada um, de sua plantinha.
Uma delas, sentindo-se apta para a missão, pensou: já sei o que vou fazer, vou deixá-la aqui neste vaso mesmo, e guardadinha dentro de casa, assim fica mais fácil de controlar o crescimento e, além do mais, se tiver qualquer imprevisto como chuva, muito sol ou muito frio e geada, nada irá atingi-la. E assim também não terei tanto trabalho. Também dentro do vaso, não terá como crescer demais e portanto terei menos trabalho de poda e adubagem. Não terei que está vendo com frequência se tem pragas, pois, vivendo trancada em casa , nenhum inseto a alcançará. E assim fez. Tendo o cuidado de tirar-lhe todos os espinhos para que esses não viesse a machucá-la. E assim ficou a pobre roseira, jogada em um canto da sala, onde não atrapalhasse a passagem dos outros, de vez em quando recebia um pouco de água e, quando tentava desenvolver uma folha a mais que fosse, era podada de imediato, pois se crecesse iria dar muito trabalho e precisaria de um espaço maior. Além do mais, para seu jardineiro, folhas e espinhos não tinham importância alguma, achava que a única missão daquela roseira era dar rosas, nada mais que isso. E assim, aquela pobre roseira, que tanto desejava ver e sentir a luz do sol, a brisa da manhã e o orvalho da noite; que sonhava em sentir as mãos do jardineiro tocando suas folhas, ouvir a sua voz suave e o cantar dos pássaros... Impossibilitada de tais coisas, não quis desabrochar e florescer, guardou todas as rosas que tinha dentro de si, com receio de que essas passassem pelas mesmas tristezas que passava e perdeu a alegria de viver. Tornou-se cinza , desprovida de folhas e em seu tronco, fez brotar o triplo de espinhos de antes, para que ninguém dela se aproximasse, e assim foram todos os anos de sua triste vida.
A outra pessoa, sem qualquer experiência em cultivo de planta tão especial, colocou-se diante de Deus e pediu seu direcionamento, se sentia incapaz de cumprir tão valiosa missão. Porém começou seu trabalho confiando que Deus estava na direção. Assim, seu primeiro ato foi tirar a plantinha com todo cuidado do vaso , que tanto limitava seu crescimento e desenvolvimento, procurou o lugar mais especial que havia em seu jardim, onde brilhava o sol suave da manhã, e a brisa da tarde soprava carinhosamente.Abriu um buraco , colocou adubo e ali a colocou, tendo o cuidado de sempre falar para aquela pequena planta o quanto ela era um presente especial de Deus para sua vida. Assim , todos os dias ela se debruçava na areia do jardim, acariciava suas folhas e espinhos, agradecendo a Deus. Algumas vezes, espetando o dedo no espinho, deixava rolar uma lágrima que descendo de seu rosto caía suavemente sobre a raiz da roseira, fazendo-a de imediato agradecer a Deus aquela espetadinha, pois a cada dia ia conhecendo os lugares onde devia apoiar as mãos sem também machucar a roseira. Em dias de chuva, pegava um guarda chuva e ali ficava , em torno de sua roseira, pra que os pingos fortes da chuva não a machucasse, porém permitindo com que a água da chuva escorresse pelo caule, fortificando-o. E assim aquela roseira cresceu, se desenvolveu, debaixo dos cuidados e carinho de seu jardineiro. Se tornou forte, floresceu e deu rosas que espalhavam seu perfume por todo o jardim e atraía borboletas, abelhas e beija-flores, que faziam a festa por entre seus pequenos galhos. Assim cresceu feliz aquela roseira, sempre debaixo dos cuidados de seu jardineiro, que se desdobrava em carinho e falava o quanto ela era especial para ele. Dela brotaram muitas outras roseiras, que se espalharam por todo o jardim e, deu muitas mudas que se espalharam pela cidade, tornando a vida de todos, bem melhor. Tudo porque aquele sábio jardineiro, colocando-se diante de Deus, cumpriu com alegria e amor a maravilhosa missão de cuidar de sua roseira.

E Você? E Eu? E Nós? O que estamos fazendo com a roseira que Deus deixou sob nossos cuidados? Estamos impedindo-a de crescer e florescer ? Ou estamos cuidando com alegria, carinho e amor, dando condições para que ela cresça, floresça e traga beleza e perfume por onde andar??

Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós!