quinta-feira, 9 de junho de 2011

"...tudo é vaidade, e correr atrás do vento..."

Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e, entretanto, seus desejos não são satisfeitos. Eclesiastes 6.7

É impressionante como o ser humano gasta energia naquilo que não tem tamanha importância, em detrimento daquilo que verdadeiramente gera vida, e vida em abundância.
Existe uma busca desenfreada pela obtenção de bens materiais; pelo poder; busca por um corpo perfeito; pela obtenção de altos cargos na empresa; em ver seu nome estampado na lista dos mais famosos, dos mais intelectuais, dos empresários mais bem sucedidos; em freqüentar restaurantes caros; busca por uma conta bancária abastecida; pela obtenção de terras e mais terras; pelo acúmulo de riquezas nesse mundo... Enfim, busca por saciar os desejos da carne, em se deliciar com os prazeres desse mundo. Busca que nunca tem um fim, pois quanto mais se tem mais se quer; quanto mais se alimenta o ego, a carne, os desejos do coração, mais fome estes têm...
Em relação a tudo isso a Bíblia, no livro de Eclesiastes usa uma expressão maravilhosa: “ ... tudo é vaidade, e correr atrás do vento...”. Por mais que o homem corra atrás do vento , jamais conseguirá alcançá-lo, e, mesmo que o alcance jamais conseguirá segurá-lo com suas próprias mãos; assim fica nesse trabalho enfadonho e sem sentido... correndo a vida inteira atrás deste e, no final, nada pode levar nas mãos... Assim é a vida daquele que tem o coração enraizado nos prazeres e riquezas desse mundo. Correm como tolos atrás do vento... E o vento simplesmente passa e no final, aquilo que se acumulou debaixo do céu, com o vento se vai, pois tudo passa, diz o pregador:
... não há nada de proveitoso debaixo do sol...
Como cristão devemos ter em mente que Deus nos chamou não para sermos como tolos, passando a vida a correr atrás do vento, atrás dos prazeres e riquezas desse mundo; mas nos chamou sim, para vivermos uma vida de busca incessante de acúmulo de riquezas no céu; para satisfazer os desejos do coração daquele que nos escolheu, nos chamou e nos amou desde a fundação do mundo. Para vivermos uma vida de abundância de amor e perdão, uma vida de retidão que agrade acima de tudo, ao nosso pai celestial.
JeanPaul Sartre, grande filósofo francês, Afirmou: “O que é o materialismo, senão o estado do homem que se afastou de Deus, (…) ele passa unicamente a preocupar-se com os seus interesses terrestres” . E isso, como diz o pregador, é vaidade.
John Stuart, grande filósofo e economista inglês disse: “Aprendi a procurar a felicidade limitando os desejos, em vez de tentar satisfazê-los”. Isso é sabedoria que vem do alto.
Pitágoras, grande matemático grego afirma: “A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus”. Deus é fonte de toda sabedoria, conhecimento e perfeição. Somente Nele podemos encontrar o verdadeiro sentido e significado da vida. E, se andarmos em sua Presença, não teremos necessidade de corrermos feito tolos atrás do vento, de nos cansarmos à procura de coisas vãs, sem sentido.
Por fim, o apóstolo Paulo na sua carta a Timóteo escreve:

"Mas é grande ganho a piedade com contentamento.

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. "1Timóteo 6:6-11


Que Deus nos abençoe , nos guarde e faça brotar em nosso coração , cada dia mais, o desejo de vivermos para Ele; Exclusivamente para Ele.

Mercia Brito Monteiro