quinta-feira, 29 de abril de 2010

O jeito cristão de ser

Em nosso país, no dia a dia, é muito comum nos depararmos com as mais diferentes situações em que ouvimos a expressão " dá aí um jeitinho nisso para mim" , esse é o famoso e conhecido "jeitinho brasileiro ". Motivo de orgulho para muitos, essa prática na verdade deveria ser motivo de vergonha, visto que na grande maioria das vezes, está relacionado à maneiras de burlar a lei, práticas de desonestidade e de querer se dá bem em tudo, passando por cima de valores e de conceitos éticos, morais e cristãos. O pior de tudo é quando essa prática se faz comum na vida de muitos cristãos, visto que é totalmente incoerente com aquilo que Jesus ensina. Os ensinamentos de Jesus, além de amor e perdão (abordados em textos anteriores), incluem a prática da verdade, do respeito ao próximo e da honestidade. Quando passamos a seguir nosso Mestre Jesus Cristo, tudo tem que se fazer novo em nossa vida, velhas atitudes que não condizem com os ensinamentos cristãos devem ser abandonados e novas práticas adotadas. O jeitinho brasileiro deve dar lugar ao jeitão cristão de ser. Vale ressaltar que jeito cristão de ser não é viver com a Bíblia debaixo do braço criticando atitudes dos outros e verbalizando versículos bíblicos que só saem da boca e não do coração. Isso era prática dos fariseus e foi duramente criticada e contestada por Jesus. Jeito cristão de ser é acima de tudo atitude de amor, compaixão, humildade, perdão, dedicação ao próximo, entrega completa nas mãos de Deus. É dia a dia no altar do Senhor, crescendo na intimidade com Deus. É a prática da verdade e da honestidade em toda e qualquer circunstância e situação.
Presisamos ter muito cuidado com o que falamos e fazemos. Muitas vezes a pessoa diz "essa mentirinha não vai afetar ninguém, é só para eu poder conseguir determinado benefício, não estou prejudicando ninguém..." Devemos ter muito cuidado com esse tipo de mentira disfarçada de benefício, pois, mesmo que não prejudique a outras pessoas, prejudicam o nosso crescimento como cristãos e o Reino de Deus, do qual somos embaixadores.
Como cristãos devemos está vigilantes em relação às nossas atitudes e palavras, para que não sejam "pedras de tropeço" e impecilhos para o desenvolvimento do reino de Deus.
Que Deus tenha misericórdia de nós, nos dê sabedoria e discernimento, para que nossa vida seja um retrato fiel dos ensinamentos de Jesus.
Que Deus nos abençoe!!!!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quando eu era criança, lembro de um livro cheio de ilustrações da '"Gata Borralheira". E naquele enredo uma fada presenteou a menina que tanto tinha sofrido maus tratos das irmãs e da madrasta de uma forma inusitada , pois todas as vezes que falava, de sua boca saíam flores; Já uma das irmãs malvadas, recebera um castigo, da mesma forma inusitado,pois, sempre que falava, de sua boca saíam sapos.
Lendo a passagem bíblica de Lucas 6.45b, vemos o Senhor Jesus dizendo: "porque a boca fala do que está cheio o coração". Assim se nosso coração, como cristãos que somos, está em sintonia com os ensinamentos de nosso Mestre, ensinamentos que possuem duas palavras chaves, que são o DNA do cristão, o Amor e o Perdão. Então de nossa boca somente sairão palavras agradáveis, palavras de ânimo, de carinho, de reconciliação, de consolo. Caso contrário seremos como um rádio mal sintonizado, que chia, emitindo sons desagradáveis que incomodam ao ouvido de quem o ouve,trazendo tão somente aborrecimentos e angústia.
Assim como aquela pequena princesa cuja boca saíam flores, que de nossos lábios saiam palavras que , como flores, exalem o bom perfume de Cristo, perfume agradável, não somente às narinas, mas aos ouvidos e ao coração.
Procuremos a cada dia, crescer tanto na palavra de nosso Deus como em intimidade com Ele, para que em nosso coração o amor e o perdão sejam uma constante e para sempre façam morada, e que jamais "sapos" , "perecas" , "rãs", ou qualquer anfíbio asqueroso saiam de nossa boca.
Que Deus abençoe nossa boca e nossos lábios, e que eles sejam usados para glorificar o nome do Senhor, com palavras que sejam, como diz o livro de Provérbio 16.24: "como favos de mel: doces para a alma e medicina para o corpo ".