domingo, 2 de maio de 2010

Só se entende verdadeiramente o sentido do perdão quando o vemos sob a ótica bíblica, sob a ótica de Deus. Se o virmos sob a ótica humana, é como se o víssemos com olhos míopes, a imagem se torna disfocada, e não se pode enxergar seu verdadeiro sentido. Quando, por exemplo, dizemos que perdoamos alguém mas jamais esqueceremos o que este fez, temos nesse caso a ótica humana, portanto imperfeita e infrutífera, da prática do perdão; O verdadeiro perdão é aquele praticado e ensinado por Deus, uma vez confessado nossos pecados diante do altar do Senhor, Este , por sua infinita misericórdia, bondade e, acima de tudo, amor, nos perdoa, e o pecado confessado é lançado nas profundezas do mar por Deus, nunca mais voltando à tona , à superfície. É isso que nos garante a palavra de Deus em Miquéias 7.19. E essa deve ser nossa postura para com nossos irmãos e amigos, devemos exercitar o perdão a partir daquilo estabelecido por nosso Deus.
Porém nosso coração por muitas vezes é tão "duro", que temos dificuldades de perdoar até a nós mesmos. Muitas vezes confessamos algo diante do Senhor, Ele de imediato libera seu perdão e apaga de nosso ser, de nosso coração, de nossa alma, aquela terrível mancha, que nos afastava dele, que não nos deixava enxergá-lo. Porém nós continuamos cabisbaixos, sem coragem de olhar para Deus, como que envergonhados. Isso porque temos pensamentos humanos, e ficamos imaginando que Deus jamais esquecerá o que fizemos. Esse pensamento é muito perigoso, pois nos impede de seguirmos em frente, de crescermos na palavra de Deus e em intimidade com Ele.
Atrapalha o desenvolvimento de nossa fé e de nossa vida espiritual.
Irmãos, uma vez perdoados nossos pecados por Deus, esse é jogado fora, apagado completamente, lavado no sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. E libertos dessa carga e desse julgo, podemos seguir firmes na palavra de Deus, firme em suas promessas e na proclamação de seu reino. Apagada por Deus palavras duras que saíram de nossos lábios, esses se tornam puros, pelo poder de Deus, para que possamos professar as boas novas do evangelho de nosso Senhor, a alegria da salvação em Cristo Jesus. Uma vez lavados no sangue de Jesus, uma vez perdoados pelo amor de Deus, o passado é lançado no mar, e nova vida brota em nosso coração, o espaço ocupado pelo pecado, passa a ser preenchido de amor e de vida que brota do trono e do coração de Deus. Porém é preciso que tomemos posse desse perdão vindo de Deus e deixemos os velhos pecados enterrados para sempre, nas profundezas do oceano. Sigamos com o olhar fixo em Jesus, desempenhando a missão para a qual fomos chamados.
O Apóstolo Paulo é um grande exemplo de homem de Deus que entendeu de forma eficaz o sentido do perdão que Deus dispensou sobre sua vida. Após ter recebido o perdão do Senhor, não ficou remoendo em si mesmo o fato de ter sido um cruel perseguidor dos cristãos.Pelo contrário, abraça de forma definitiva o perdão recebido de Deus e ao mesmo tempo sua missão de proclamador do reino e dos ensinamentos de Jesus. Deixou seu passado para trás, pois, uma vez apagado por Deus, já não existia mais. Então abriu seu coração e deixou que Deus agisse através dele, se tornando um grande instrumento nas mãos do Senhor.
Só seremos completamente usados por Deus se entendermos o verdadeiro sentido do perdão, tanto em relação a nós mesmos como em relação a nossos semelhantes. Que Deus abra nossos olhos e nosso entendimento para que possamos ver e compreender de forma eficaz e verdadeira o que Deus nos ensina.
Que Deus nos abençoe e guarde debaixo de seu cuidado e de sua proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário