quarta-feira, 5 de maio de 2010

A palavra MÃE

Ser mãe vai além do ato de gerar filhos, visto que, muitas mulheres geram filhos e não são mães; já outras não geram filhos ( pelo menos no útero, geram no coração ), porém carregam em si o verdadeiro sentido da palavra mãe.
Curiosamente, em quase todos os idiomas, observamos que a grafia da palavra mãe é sempre bem pequena ( ver a lista abaixo ), talvez para facilitar a pronúncia por parte das crianças, quando ainda tão pequeninas, começam a balbuciar as primeiras palavras. Porém, apesar da grafia pequena, esse nome traz em si o mais verdadeiro e profundo significado de palavras como amor, doação, cuidado, proteção. Essas palavras, quando juntas à palavra mãe, tem seu valor e significado aumentado em inúmeras vezes, chegando ao ponto de apresentarem um sentido tão profundo e amplo que não tem como ser explicado através de palavras . Idioma algum nesse mundo consegue explicar o verdadeiro significado da palavra amor,coragem, doação, cuidado , proteção , quando se refere a sentimento materno.
Quando observamos atitudes maternas vemos o quanto a mãe ama o filho , a ponto de dar sua vida por ele; ela esquece de suas necessidades em favor de satisfazer as necessidades do filho; é capaz de enfrentar um leão, tempestades, seja o que for, dentro de sua fragilidade feminina, com uma bravura extrema e inexplicável, na defesa do filho; é capaz de superar limites físicos, ultrapassando em muito o limite humano, quando na dispensa de cuidados para com o filho; Consegue enxergar, ainda à distância um perigo, ainda que iminente, no caminho trilhado pelo filho, então se adianta e enfrenta-o, para que o filho possa passar ileso e livre do perigo. E a única forma de explicar todas essas atitudes é simplesmente dizendo: é MÃE.

Português - mãe
Latim - mãter
Francês - mere
Inglês - mother
Alemão - mutter
Sueco - moder
Italiano - madre
Grego - meter
Japonês - hora
Africano - mama
Russo - mato, mati
Turco - anam
Polaco - matika
Chinês - mutzm
Espanhol - madre

Nenhum comentário:

Postar um comentário