terça-feira, 8 de junho de 2010

Triste realidade...

Um programa de TV que foi ao ar dia 22/04, mostrava a situação de crianças e adolescentes que vivem nas ruas de cidades brasileiras. Em um determinado momento o repórter pergunta aos menores os seus sonhos para o futuro. A maioria respondeu que sonhava com oportunidades de estudar e terem uma profissão; uma garota falou do sonho de ser juíza e acrescenta: “ por causa do salário que essas pessoas ganham”. Porém a resposta que mais chamou a minha atenção foi dada por um garoto de 14 anos: “ ´quero viver na rua e usar drogas”. Resposta dura, chocante e realista. Um “tapa na cara” do governo brasileiro, das instituições de apoio ao menor e de toda a sociedade.
Fiquei meditando naquelas palavras...E pensei o que poderia existir por trás daquela resposta: talvez pais alcoólatras, drogadidos? Violência doméstica? Abuso sexual? Uma sociedade injusta e egoísta? Família desestruturada? Desemprego? Falta de amor, carinho e compreensão? Ou quem sabe tudo isso ao mesmo tempo... Enfim , são inúmeras situações que me vem a mente. São apenas 14 anos... O que poderia ter acontecido na vida dessa criança que fez com que ela perdesse a alegria de viver, de lutar por um futuro melhor?! O que fez com que ela , ainda tão jovem, já não tenha qualquer esperança ou força para seguir em frente?!
O pior de tudo é que esse não é um fato isolado,é na verdade , a situação de grande número de crianças em nosso país. Crescem sem oportunidades, sem amor, sem orientação, sem carinho, sem uma palavra de ânimo, sem apoio... Jogadas pelo mundo como um objeto sem valor...
E nós, como igreja, o que temos feito?? E nós, como cidadãos do reino dos céus, mensageiros das boas novas de esperança, amor e paz, o que temos feito?
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê ânimo e força nessa luta por um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário