terça-feira, 8 de junho de 2010

"Enquanto isso existir...estes raios de sol, o céu azul, enquanto isto durar , não poderei ser infeliz." Anne Frank




Há mais ou menos um mês e meio atrás li "O Diário de Anne Frank". É um livro maravilhoso, comovente, que traz os escritos do diário dessa garota judia, que, na época da segunda guerra mundial , viveu por cerca de 22 meses, juntamente com seus familiares, uma família (também judia) e um amigo judeu, em um esconderijo, em Amsterdã, devido a perseguição alemã. Até serem descobertos e levados aos campos de concentração. Não vou relatar aqui fatos escritos por essa garota, pois ao meu ver, todas as pessoas deveriam, pelo menos uma vez na vida, lê-lo, tamanha a lição de vida que ali encontramos.
Quero apenas trazer três frases maravilhosas escritas por Anne , quando se encontrava naquele lugar, fechado, frio, sem alimentação adequada, sem amigos, sem poder frequentar a escola ou mesmo respirar e sentir livremente o ar quente penetrar no pulmões, ou o vento soprar levemente no rosto. Um lugar onde, muitas vezes, por horas, tinha que ficar sem se mexer, pois o barulho poderia atrair pessoas e serem descobertos. Retirei três frases desse livro para compartilhar:



“Riqueza, prestígio, tudo pode ser perdido. A felicidade em seu coração pode ser diminuída, mas estará sempre lá, enquanto você viver, para torná-lo feliz de novo.”

“O melhor remédio para os amedrontados, solitários ou infelizes é sair, ir a um local onde possam ficar a sós, com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza.

Seriam simplesmente frases bonitas, porém um tanto quanto comuns, se não tivessem sido escritas por uma garota de 13 anos de idade, e ainda mais, em circunstâncias nada animadoras. Muitas das frases, pensamentos e idéias escritas por Anne , naquele diário, foram escritas em meio ao pavor da guerra e do pânico de serem descobertos ( como foram). Em meio ao barulho de bombas que, a qualquer momento podiam ter como alvo o prédio onde se encontravam. Sem contar o fato de terem que ficar dia após dia sem ver ou sentir a luz do sol. Uma coisa é ficar sem sentir o sol no corpo em um país tropical como o nosso ( o que também não seria agradável), outra coisa é ficar dias, meses, ano, trancafiada em um pequeno esconderijo, com outras pessoas sem ser exclusivamente a família, e no frio terrível do inverno holandês. Onde , por muitas vezes, tinham de tomar os mais variados medicamentos para conter um acesso de tosse, pois qualquer barulho ali, podia chamar a atenção dos vizinhos ou pessoas que se encontravam no prédio. Em outras ocasiões não podiam sequer usar o banheiro, ou se usassem, jamais dar descarga, devido também ao barulho. Sem contar o banho...e por aí vai. Coisas simples de nosso cotidiano, era algo complicado naquele lugar.
Pois bem, foi em meio a isso tudo, que essa pequena garota escreveu essas palavras, foi em meio a esse caos, que Anne falou de felicidade e diz não ter o direito de ser infeliz, enquanto existir os raios do sol, o céu azul e gaivotas deslizando pelo céu...
Esses escritos são uma lição para nós que, por muito pouco, reclamamos da vida e de fatos corriqueiros que nos desagradam. Por qualquer coisa nos sentimos infelizes, reclamamos, desanimamos e nos revoltamos contra tudo, contra todos e muitas vezes , contra Deus.
Que Deus tenha misericórdia de nós e aprendamos lições como essa , para que possamos crescer , parar de reclamar e aprendamos a agradecer a Deus, todos os dias, o dom da vida, o seu cuidado e seu amor para conosco.
E você que pretende ler esse livro, ao comprar , dê preferência ao que traz o diário de Anne, na íntegra. Pois traz tudo que essa garota escreveu naquele cativeiro.
Só para seu conhecimento e esclarecimento, os escritos originais acham-se expostos em um museu na Holanda, situado no local que foi o esconderijo. Enfim , retorna para o local onde foi escrito. Caso você visite esse país, não deixe de ir àquele lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário