quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pentecostes

Antes dos cristãos os judeus já comemoravam a festa de Pentecostes. Era uma das três festas obrigatórias dos judeus. A primeira era a Páscoa, a segunda o Pentecostes e a terceira era a festa dos Tabernáculos.
A Festa de Pentecostes, originalmente, era uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, pela colheita dos primeiros grãos, especialmente trigo e cevada, onde eram oferecidas as primícias das colheitas no templo,era, portanto, uma festa agrícola. Com o tempo, ela perdeu sua ligação com a vida dos agricultores, recebeu o nome grego de Pentecostes e se tomou festa cívico-religiosa.
No Antigo Testamento recebe outros nomes: em Êxodo 23,14-17 é chamada de festa da Colheita, a festa dos primeiros feixes de trigo colhidos; em Êxodo 34,22 é chamada de festa das Semanas, por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia, daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia"; em Números 28,26 é chamado Dia das Primícias dos Frutos , onde ocorria a entrega de uma oferta voluntária a Deus, dos primeiros frutos da terra colhidos naquela sega .
A partir das reformas de Esdras e Neemias, em meados do século V a.C., a Festa de Pentecostes passou a celebrar o Dom da Lei no Sinai, a festa da Aliança entre Deus e o povo. Assim, no tempo de Jesus, celebrada 50 dias após a Páscoa, ela recordava o dia em que, no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés.
Naquele tempo, muitos judeus de vários países iam a Jerusalém para observar a Festa da Páscoa e ficavam até a Festa de Pentecostes. Daí a razão, de haver em Jerusalém ”judeus, varões religiosos de todas as nações que estão debaixo do céu” (At 2.5b). No livro de Atos dos Apóstolos vemos que a vinda do Espírito Santo ocorre na festa judaica de Pentecostes.
Ali vemos que, no primeiro Pentecostes, depois da morte e ressurreição de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). Assim, a festividade judaica do dia de Pentecostes assumiu outro rumo com a descida do Espírito Santo, sobre os cento e vinte que se encontravam reunidos no cenáculo,transformando a mente, coração e comportamento dos apóstolos, para o desafio da pregação do Evangelho. Jerusalém se tornou o local determinado para a inauguração da Igreja viva de Jesus, a qual se espalhou até os confins da terra. As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram.


Mercia Brito Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário