terça-feira, 2 de agosto de 2011

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.Gênesis2.24

O Casamento a partir da ótica divina.


Muitos se referem ao casamento como uma vida a dois... Ledo engano! Na verdade casamento é uma instituição divina, de vida a um, onde homem e mulher, marido e esposa, passam a constituir uma só vida, uma só carne, um só coração, dois em um, possível graças à misericórdia , amor e ação transformadora de Deus.
Essa vida a um , onde ambos se tornam uma só pessoa, se reflete em todas as esferas da vida, seja material, psicológica e mesmo física, pois a dor de um passa a ser a dor do outro; sente-se na carne e no coração as alegrias e tristezas que se manifestam em qualquer dos lados; os objetivos e sonhos passam a ser um só, resultado da união do corpo e da alma; as finanças são pensadas a partir de uma única ótica, construída pela união completa, já não há falar-se em "meu dinheiro" ou "seu dinheiro", visto que agora existe um só pensamento, um só planejamento, construído carinhosamente em cima de uma base sólida, o amor e a confiança, que brotam, antes de tudo no coração de Deus. Aqui não cabem segredos , mentiras ou enganação. Pode alguém guardar segredo de si mesmo, ou mentir para si mesmo, enganar a si mesmo??!! Ora, se já não são duas pessoas, mas uma somente, visto que os dois se fundem em um único ser, não tem como um lado desse ser , desse corpo, enganar ao outro.
Porém, essa união completa e perfeita somente acontece quando ambos se esvaziam de si mesmos , e, diante de Deus se colocam, como oferta de um para com o outro, diante do altar de Deus, para que Ele em sua infinita sabedoria, reconstrua, a partir daquelas duas vidas, um único ser. Somente Deus pode realizar tamanha obra na vida de um homem e de uma mulher, tamanho milagre, para que o casamento possa ser vivido, segundo os sonhos e ótica de Deus. Somente a partir daí, o casamento se torna algo divino, profundo, vindo do coração de Deus. Caso contrário, não passa de um desejo meramente humano e, consequentemente totalmente frágil nas colunas que o sustentam, passivo de abalos e destruição completa, ocasionados por qualquer vento que sopre mais forte.



Para concluir é preciso enfatizar que, no que concerne a casamento, precisamos trazer à nossa memória dois conceitos muito importantes:


1- O casamento sob a ótica de vida a dois, onde cada uma das partes tem sua própria vida, tendo apenas pontos em comuns, é uma invenção puramente humana, embasado meramente em conceitos impostos pela sociedade;
2- O casamento onde duas pessoas se fundem por completo, formando um único ser, onde os objetivos, alegrias, sonhos, tristezas, conquistas, enfim , tudo é reconstruído a partir da construção desse ser, é criação de Deus, é uma instituição divina. É o casamento sonhadoe deixado para nós por Deus.

Cabe a nós, marido e mulher, nos colocarmos diante do Senhor, para que Ele possa fazer a completa e boa obra.


Que Deus nos abençoe e nos guarde!!!!

Mercia Brito Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário