sexta-feira, 14 de maio de 2010

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Efésios cap. 4 verso 26 começa com a seguinte frase: "Irai-vos e não pequeis". Se olharmos no dicionário o significado da palavra ira teremos: " raiva, cólera, fúria; indignação furiosa; desejo veemente de vingança". Ora, o desejo de Deus para nosso coração é que sejamos mansos e humildes; que vivamos em santidade e mansidão, tendo paciência uns com os outros. Porém, profundo conhecedor daquele que criou, Deus conhece o coração humano. E sabe que por mais que lutemos contra a carne, muitas vezes nos vemos em situações que nos fazem ficar cegos diante do bem que devemos fazer e proferir, e acabamos "explodindo", e nos magoando uns aos outros.O apóstolo Paulo, homem de Deus, como nós, diz: "porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero , esse faço" ( Romanos 7.19). Enquanto vivermos nesse mundo, viveremos lutando contra nossa própria carne, que nos impulsiona a fazer coisas que não são do agrado do Senhor.
Porém Deus continua em Sua Preciosa Palavra, e completa este versículo: " Não se ponha o sol sobre vossa ira". O que Deus está nos ensinando aqui é o exercício do perdão. Se dissemos algo duro contra o irmão, se recebemos dele igualmente palavras duras, esquecemos o ensinamento da mansidão tão enfatizados por Deus em sua palavra, devemos recorrer a um outro ensinamento precioso, a prática do PERDÃO. A única coisa que Deus espera de nós diante de uma explosão de ira ( sentimento que não deve se tornar uma prática comum na vida do cristão), é que este, consciente daquilo que fez e recebeu, vá ter com seu irmão, deixe o orgulho de lado, e que se perdoem mutuamente.
Não espere para amanhã, não repouse sua cabeça sobre o travesseiro, alimentando o rancor e a tristeza em relação a outrem. Renovem suas forças e seu amor, nos laços preciosos e poderosos do perdão. Pois a ira, o rancor, o orgulho e o desejo de vingança nos deixam cegos e nos impedem de ver e compartilhar das bênçãos do Senhor; nos afastam de Deus e tira de nós a alegria de viver e de falar dos ensinamentos de Jesus, que são ensinamentos de amor, de paz e de perdão. Se nosso coração está cheio de raiva, ira, rancor e mágoa em relação a um irmão, já não temos em nós a autoridade nem o conhecimento para falar do amor de Deus, pois "a boca fala do que está cheio o coração" Mateus 12.34b.
Pegamos o caminho errado, precisamos voltar, fazer o que deve ser feito e retomar o caminho certo, o caminho do amor, da misericórdia, da mansidão e do perdão.
Meditemos nos versos que se seguem a esse, no livro de Efésios cap. 4, versos 31 e 32:
Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blafêmia,e bem assim toda malícia.
Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
Que Deus nos abençoe e guarde debaixo de sua poderosa proteção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário