terça-feira, 17 de novembro de 2009

Hoje foi publicado no Jornal o Estado de São Paulo um estudo feito pelo centro do estado que trata de dependentes de drogas. Dentre as abordagens feitas uma chamou consideravelmente a minha atenção: A influência dos pais no comportamento destrutivo dos filhos. De acordo com esse estudo,iniciado em 2007,dentre as crianças e adolescentes abordados, 39% informaram que os pais tem problemas com o uso de álcool e 6% disseram que os pais fazem uso de crack dentro de casa.
Fiquei imaginando a nossa responsabilidade como pais, especialmente como pais cristãos,que vivemos nadando contra as "marés das libertinagens" do mundo moderno.
Assim como determinados pais influenciam o comportamento destrutivo dos filhos, nós, pais cristãos, temos por obrigação, diante de Deus, influenciar de forma construtiva o comportamento de nossos filhos. Devemos partir da premissa de que eles, antes de serem nossos, pertencem a Deus, que confiou a nós a missão de educá-los na sua Santa Palavra. Não posso me conformar com pais cristãos que, quando se trata de ensino secular (escola ,faculdade, etc)se desdobram em jornadas de trabalhos árduas, deixando os filhos à mercê de empregados, escolas ou mesmo programas de Tvs, na desculpa de que fazem isso para que os filhos possam ter um futuro melhor. Porém quando se trata de ensinar os filhos dentro do plano de vida que Deus tem para o homem, isso é feito com descaso, ou,muitas vezes deixado de lado. Há aqui uma inversão de valores, isto é, o espiritual é legado a segundo plano.Contrariando a palavra de Deus que diz, "Buscai primeiro o reino de Deus...".
Creio sim que cabe a nós como pais, encaminhar, orientar e propiciar a nossos filhos condições para que tenham um futuro profissional promissor ,oferecendo a eles meios para que possam alcançá-los, pois assim também estaremos influenciando-os de forma positiva; o problema é que, na busca desenfreada por esse futuro, esquecemos de prepará-los para um futuro espiritual promissor, que tem como objetivo alcançar os valores do reino de Deus, contrários aos valores desse mundo. E aqui não acredito que tem que haver um equilíbrio,a "balança" precisa pesar para o lado do futuro espiritual. Caso contrário não seríamos em nada diferentes de muitos pais não cristãos.
Não podemos esquecer que nós, filhos de Deus,estamos no mundo mas não somos desse mundo. Estamos aqui de passagem e em nossa bagagem só podemos transportar dons espirituais e as vestimentas ralacionadas à armadura do cristão tão bem exposta pelo apóstolo Paulo em Efésios capítulo 6. Portanto, busquemos acima de tudo o Reino de Deus, para nós e nossos filhos, e ,com as bênçãos do Senhor as demais coisas serão acrescentadas.
Que Deus nos abençoe!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário