sábado, 8 de outubro de 2011

Depois dos 40...



Completei 44 verões no último dia 29. Aqui, deixo de lado colocações de poetas e poetisas, que se referem a passagem de ano e datas de aniversários contando as primaveras. Eu como boa nordestina, jamais poderia contar dessa forma. Para ser mais exata na minha contagem do tempo, conto os verões, visto que , das quatro estações, essa , na boa e quente terrinha, onde nasci e passei grande parte de minha vida, nunca falha. Entra ano sai ano, o verão marca presença, com todo o brilho e calor do sol que se tem direito.
É interessante como depois dos 40 ( e à medida que o tempo passa isso se potencializa) perde-se a paciência para determinadas coisas, em especial coisas superficiais, pequenas demais para quem já viveu mais de 40,passou por uma experiência de vida com Jesus e já passou por muitas coisas na vida e foi capaz de refletir, analisar , crescer e amadurecer com cada uma delas, debaixo da graça e dos cuidados de Deus. Pois bem, isso aconteceu comigo. É como se sentisse que se esgota meu tempo neste mundo ( graças a Deus por isso ), e já não posso perder tempo com coisas banais, triviais, que não me ajudam a crescer espiritualmente, que não tem valor nem contribui para uma vida melhor ao lado do Pai.
Assim, passei a buscar a simplicidade da vida, seguindo exemplo de Jesus. Deixei de lado toda a complexidade e trivialidades humanas para me entregar aos valores do Reino de Deus. Já não quero gastar um segundo de minha vida e de meus pensamentos com coisas pequenas como que roupa vestir, que sapatos comprar, a moda que se está usando, a dieta eficaz para um corpo perfeito, que jóia ou bolsa combina com determinada roupa, que esmalte usar...
Prefiro investir meu tempo olhando , admirando, aprendendo e crescendo com coisas que me fazem a cada dia aproximar-me mais e mais de Deus como: uma flor que brota em meio a estiagem do verão; um pássaro que canta; uma mãe que se emociona ao pegar pela primeira vez o filho no colo, ou ao vê-lo dando seus primeiros passinhos; o sorriso sincero de uma criança; o olhar apaixonado do esposo ao contemplar o rosto da amada mesmo depois de anos de casamento; a chuva que cai alimentando os mananciais e regando as plantas que a esperam ansiosas; a água que brota noite e dia do meio das pedras , e se torna rio , levando vida e prosperidade por onde passa; o brilho do sol que nasce igualmente para todos, independente da pessoa pertencer a esta ou aquela classe social; o estender da mão de um irmão para levantar um outro que caiu pelo caminho; o abraço do filho pequenino quando vê o pai entrar pela porta depois de um longo dia de trabalho; o abraço do pai em um filho que deixa sua casa em busca dos prazeres da vida e que, depois de um tempo descobre que o maior prazer é está junto daqueles que o amam e, confiante no perdão retorna à casa; o dobrar-se diante de Deus no silêncio do quarto, com o coração aberto para as transformações que o Espírito de Deus quer realizar; o “entregar-se” de um servo fiel, de forma completa no altar do Senhor; Um pecador que com lágrimas recebe o perdão de Deus e toma posse de preciosa bênção; o braço estendido em direção aos céus, em agradecimento a Deus por tudo que Ele tem realizado. Enfim, fatos como esses, onde pode se ver nitidamente a mão de Deus agindo... quero ter sempre meus olhos voltados para tudo isso, pois nessas coisas posso ver claramente o agir de Deus, e, quando paro para contemplar a obra de Deus sobre a terra, o agir de Seu Santo Espírito no meio da humanidade , meu coração se enche de júbilo e alegria, fortalecendo em mim a fé e renovando as minhas forças para continuar no único propósito para o qual fui chamada e Deus, em sua infinita graça e misericórdia, escolheu para minha vida: o de Louvá-Lo e engrandecê-Lo, em todo tempo e lugar. É somente para isso que pretendo viver.


Assim, Louvado seja o nome precioso e maravilhoso de Deus Pai. E que Ele me fortaleça cada dia mais no propósito de viver para Ele.


Mercia Brito Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário